Rocket Experiment Division


O RED projeta, constrói, testa e lança rockets com um propósito científico e educacional.​ Foi fundado em setembro de 2017 e é constituído por alunos do Instituto Superior Técnico, de diferentes cursos, mas todos com uma paixão pelo espaço. O nosso principal objetivo é fomentar a aprendizagem e a integração nas diversas áreas de desenvolvimento do setor espacial, enfrentando os desafios das diferentes fases de um projeto inovador.

Para mais informações contacta-nos através de red@aerotec.tecnico.ulisboa.pt.

Porquê?


Pela falta de um projeto técnico relacionado com Espaço no AeroTéc e consequente necessidade de criação de um projeto universitário no Técnico e em Portugal que permita a interação e a produção de tecnologia espacial, de modo a que os alunos possam aplicar na prática o que aprendem durante os seus cursos. O crescente interesse do público na área e o desenvolvimento do tema em Portugal abre uma nova janela de interesse para a indústria.

As nossas principais inspirações são projetos universitários a nível europeu que já alcançaram reconhecimento internacional, como o DARE e o Skyward Experimental Engineering.

Equipas:

A equipa foca-se principalmente em dois aspetos:

Simulação: determinar a trajetória e altitude máxima tendo em conta as propriedades do foguetão e as características do perfil de vento.

Controlo: tentar alcançar a altitude pretendida através do uso de “air brakes”, controlados por um sistema de feedback a implementar.

Responsável pela localização do rocket, recolha de dados de voo e posterior análise. Em ambos os protótipos, o protocolo de comunicação utilizado foi LoRa, tendo sido utilizado um Arduino Nano como núcleo principal de processamento de dados. Recebeu-se em terra a localização do veículo e os dados de voo foram guardados num cartão SD para posterior análise.

A equipa de propulsão foi responsável pelo desenvolvimento do motor do rocket, tanto a nível do combustível, como da câmara de combustão. Em ambos os protótipos o combustível utilizado foi sorbitol e nitrato de potássio. Este motor foi testado estaticamente, possibilitando assim a recolha de dados para o estudo do burn time, através de células de carga. Estes testes também permitiram fazer uma análise qualitativa de pressão e temperatura atingidos, que definiram a quantidade de combustível a utilizar em cada protótipo.

Responsável pelo design, testes estruturais e térmicos e manufatura de toda a estrutura do rocket, bem como todo o mecanismo de recuperação. É também responsável por garantir a estabilidade do rocket e construir a base de lançamento. O Aurora foi construído maioritariamente com fibra de vidro, em toda a fuselagem; fibra de carbono, nas aletas; e PLA, na ogiva e carga de ejeção. O paraquedas foi desenvolvido utilizando materiais de paraquedismo e unido à fuselagem com cordas de Kevlar. A base de lançamento foi construída usando vigas de alumínio.

A equipa de Gestão e Marketing é responsável pela promoção do projeto tanto junto da indústria como no Instituto Superior Técnico. Atualmente, foca-se no desenvolvimento de materiais publicitários e divulgação do trabalho das restantes equipas.

O seu leque de responsabilidades inclui também a logística de deslocamentos para testes estáticos bem como a organização do lançamento. Juntamente com os team leaders, procura rever as regras de segurança, criar protocolos para o lançamento e checklists que tornam o trabalho da equipa mais eficiente.

Aurora 2.0


O objetivo da missão Aurora é conseguir ter um rocket pronto a voar, assim que necessário, e por isso, com vista a corrigir os problemas detectados no Aurora 1.0, o rocket Aurora 2.0 foi lançado em janeiro de 2020! Incluia melhorias em todos os sistemas do rocket , apesar de ainda não ter sido um voo sem problemas, foi o primeiro rocket que a equipa conseguiu recuperar, através de dados GPS transmitidos em tempo real!

  • Altura: 1,30m
  • Diâmetro: 9,2cm
  • Massa com Combustível: 7Kg
  • Velocidade Máxima: 238m/s (mach 0,7)

Aurora


O AURORA 1, o segundo rocket desenvolvido pela equipa do RED, lançado em junho de 2019, foi um salto técnico e logístico em relação ao PILOT lançado um ano antes. Ficou marcado por ser o primeiro voo com um motor de propulsão sólida desenvolvido pela equipa.

Apesar dos grandes desenvolvimentos técnicos alcançados pela equipa, este não foi um sucesso à primeira tentativa. Não foi possível recuperar o rocket devido a uma fuga no motor que se pensa ter afetado a eletrónica a bordo do rocket. No entanto, foi uma prova de que a equipa estava a trabalhar para melhorar e alcançar objetivos ambiciosos.

  • Altura: 1,30m
  • Diâmetro: 9,2cm
  • Massa com Combustível: 7Kg
  • Velocidade Máxima: 238m/s (mach 0,7)
  • Altura atingida*: 1800m
  • *Valor obtido através de simulações, ainda não existe confirmação experimental do mesmo

Pilot


O PILOT foi o primeiro protótipo da equipa, lançado em maio de 2018, apenas oito meses após a fundação do RED. Apesar das suas pequenas dimensões, de sistemas aviónicos simples e um motor não desenvolvido pela equipa, o PILOT foi uma prova de conceito, demonstrando que mesmo com recursos limitados e inexperiência a equipa do RED conseguia assim cumprir com o objetivo definido para o seu primeiro ano.

Newsletter


A newsletter do RED pretende dar a conhecer os avanços conseguidos no âmbito do projeto RED - Rocket Experiment Division - pertencente ao AeroTéc - Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeroespacial do Técnico.

Subscrever


Edição nº9




Março 2021

Nesta edição, aborda-se a criação de um Instagram para divulgação do projeto e é feito um update do trabalho desenvolvido pelas equipas de Propulsão e de Eletrónica. Além disso, introduzimos uma nova rúbrica: Vem conhecer...


Download em Português

Download in English

Edições Anteriores



Edição nº8

Março 2021

Download em Português

Download in English

Edição nº7

Fevereiro 2021

Download em Português

Download in English

Edição nº6

Dezembro 2020

Download em Português

Download in English

Edição nº5

Novembro 2020

Download em Português

Download in English

Edição nº4

Outubro 2020

Download em Português

Edição Especial

Agosto 2020

Download em Português

Edição nº2

Abril 2020

Download em Português

Edição nº1

Março 2020

Download em Português

Parceiros


Contactos


Pode entrar em contacto connosco através de:

Facebook

Instagram

aerotec@tecnico.ulisboa.pt

LinkedIn

Youtube